Normalmente as pessoas visualizam mais cupins no verão, dias muito quentes e úmidos, é nesse período que surgem aquelas nuvens de cupins em torno das lâmpadas, conhecidas como revoadas, por esse motivo o pavor das pessoas e o entendimento que é o período de se livrar das pragas, na verdade se pensarmos em alados visíveis até poderia ser porém podemos agir preventivamente assim que houver o primeiro sinal de infestação que pode ser em qualquer estação do ano e ainda assim com a possibilidade de preços de baixa temporada.
De um modo geral, sempre olhamos de maneira negativa para os cupins como destruidores e responsáveis por grande prejuízo econômico.
Porém esse não é o objetivo principal dessa praga, ele tem parte benéfica ao ecossistema, Como decompositores reciclam os nutrientes alocados na plantas mortas e seus túneis propiciando a entrada de fungos acelerando o processo de decomposição.
Como consumidores primários são fontes de alimentos para vários animais como formigas e outros artrópodes, peixes, anfíbios, lagartos, aves e mamíferos.
Assim, a espécie só pode ser considerada praga, quando se prolifera de maneira descontrolada, o que geralmente ocorre fora de seu ambiente natural.
Técnicas caseiras para acabar com os cupins:
Se a sua casa está com alguma infestação de cupim, é possível adotar algumas soluções em casos pontuais e não em grandes infestações. O primeiro passo é, obviamente, encontrar essa colônia.
Para isso, basta seguir o rastro de dejetos dos cupins, semelhante a uma poeira grossa. Em algum momento, você encontrará a entrada da colônia nos buracos de madeira basta injetar nesse local com um cupinicida de uso doméstico aerosol ou além do cupinicidas é possível usar algumas soluções caseiras, como:
vinagre;
óleo de cravo;
óleo de laranja;
Caso você tenha outras dúvidas sobre cupins, nós preparamos um artigo super completo, clique aqui e leia.
Se por acaso você ainda tem alguma dúvida sobre cupins e, entre em contato com nossa equipe, teremos o prazer em ajudar você.