Seja Franqueado Alpha Clean
Home blog informativo BOMBEIROS RESGATAM TRABALHADORES INTOXICADOS DURANTE LIMPEZA DE CAIXA D'ÁGUA.


BOMBEIROS RESGATAM TRABALHADORES INTOXICADOS DURANTE LIMPEZA DE CAIXA D'ÁGUA.

Este acidente aconteceu em Criciúma na última terça-feira dia 12/09/2023, e deixou um alerta do grande risco ao qual se expõem os trabalhadores do setor, caso não tomem todos os cuidados e normas de segurança do trabalho, como também, os riscos jurídicos de quem contrata os serviços sem se certificar que a prestadora segue todos os protocolos de segurança. Há uma série de normas a serem seguidas para que este tipo de acidente seja prevenido.

Para atividades em cisternas/caixas ou ambientes confinados é necessário que os funcionários tenham a capacitação nas normas:

 NR 33 

 Estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas de situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação

.



NR 06

Norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de equipamentos de proteção individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.


Entenda as regras e as responsabilidades da NR 6 melhor


NR 35 

A NR-35 define e regulamenta o trabalho em altura, aponta quem pode realizar essa atividade e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a atividade.


Como funciona a NR 35? Entenda quais são os deveres dos empregadores - MD  TOP


 NR 26

O principal objetivo da Norma Regulamentadora No. 26 é alertar para a necessidade da sinalização de segurança – cores e rotulagens – que previne acidentes e garante a saúde e o bem estar dos colaboradores.


Sinalização de segurança e a NR 26 | Prometal EPIs


Mas afinal quais são os requisitos para contratação de empresa que tenha capacidade de desempenhar este tipo de trabalho?

1 - A empresa precisa ter registro para executar este tipo de serviço, seus trabalhadores são capacitados para desempenhar este tipo de atividade.

2- A empresa precisa reconhecer os riscos e prezar pela utilização dos equipamentos de segurança individual. A empresa precisa fornecer os equipamentos de segurança individual.

3 - O profissional capacitado a desempenhar este tipo de serviço passou por exames e testes para o habilitarem a trabalhar em espaço confinado e/ou altura, conhece os risco a que se expõe e desempenha seu trabalho com os devidos cuidados necessários. A empresa precisa apresentar os certificados das NRs.

4 - A empresa deve investir na segurança dos seus colaboradores com treinamentos, reciclagens, fornecendo todos os EPI´s como também os   equipamentos de proteção respiratória.

5 - A empresa precisa fornecer o monitoramento do espaço confinado com o multigás, e fazer a leitura da atmosfera.

6 - Sistema de resgate com corda, pulia, ou motor para o resgate ser realizado caso necessite.

Nossa responsabilidade é proteger nossos colaboradores dos riscos mas também proteger o seu negócio juridicamente, pois quando você contrata um serviço você se torna corresponsável pelo que acontece. Não coloque o seu negócio em risco contratando profissionais autônomos somente por pagar mais barato.


Aqui na Alpha Clean você tem serviço de qualidade com segurança.






NOSSA LOJA