Seja Franqueado Alpha Clean
Home blog Cupins CUPIM - A PRAGA SILENCIOSA


CUPIM - A PRAGA SILENCIOSA

CUPIM - A PRAGA SILENCIOSA


Praga que se caracteriza pela organização e ação solidária dentro das colônias.


No Brasil, existem em torno de 350 espécies de cupins, enquanto que no mundo todo há mais de 2.800.


Chega silenciosamente em sua época de acasalamento, a revoada, para formar colônias. Nem sempre é percebido pelos donos do ambiente e a sua destruição demora anos para se desenvolver. 


Nenhuma descrição de foto disponível.


Como tudo tem o lado bom e ruim.

Com os cupins não é diferente.


  • Eles equilibram o ecossistema, pois formam pequenos canais na terra, permitindo a drenagem e aeração dos solos. Ajudando assim, na estruturação e fecundidade da superfície.

  • Também são fortes aliados no processo natural de reciclagem.


O lado ruim é quando o cupim invade ambientes internos de residências e empresas, causando prejuízos e afetando a saúde das pessoas. Os insetos não transmitem doenças diretamente, mas podem aumentar transtornos alérgicos e respiratórios em pessoas sensíveis.


Estima-se que os cupins causam bilhões de prejuízos por ano no mundo todo. 


Os insetos procuram seus nutrientes em materiais que contém celulose como madeira, papel, roupa e produtos de origem animal como couro, excrementos, entre outros.


cupim não é capaz de digerir celulose, por isso, recebe ajuda de microrganismos como protozoários, fungos e bactérias que se alojam no interior de seu intestino.


Revoadas de Cupins: Primavera e Verão é a melhor época para acasalamento  |Ajax Dedetizadora - (11) 4114-6060


O nome da colônia do cupim é o cupinzeiro.


A estrutura abriga diversos níveis de indivíduos como operários, soldados, reprodutores, rei e rainha.

Para começo do desenvolvimento da colônia, o rei e a rainha se alimentam de seus próprios ovos. Os operários também se alimentam de cupins enfermos ou feridos, possuindo hábitos de canibalismo.                

                                                                                           Revoada dos cupins e a reprodução: saiba como se proteger – Desintec


 

 

 

Como saber se há uma infestação de cupim?


É preciso prestar atenção aos sinais de infestação por cupim. Abaixo, listamos os cinco principais indícios de que a praga se instalou no imóvel. Acompanhe a lista e aproveite para descobrir como se livrar dos insetos.

 

1. Farelos

O farelo de cupim geralmente se parece com serragem. São pequenas esferas granuladas que surgem na quina da porta, dentro das gavetas ou próximo aos móveis.


Sabe o que é isso? Excremento. Cocô de cupim.


Os resíduos aparecem quando a infestação já está num nível grave

É que os insetos vão escavando galerias dentro da madeira. Quando a colônia fica grande demais, aí eles precisam expulsar os detritos de alguma forma.

 

Rede Globo > globo ecologia - Alergias e doenças são malefícios causados  por certas pragas urbanas

2. Orifícios

Cupins são tão pequenos que podem invadir as estruturas a partir de qualquer fresta. Basta uma rachadura no móvel, ou um rodapé sem acabamento, e pronto: logo as criaturas se instalam ali dentro. Muitas nunca saem à superfície, por isso às vezes é tão difícil notar o rastro de destruição.


Nos casos graves de infestação por cupim, também é possível perceber pequenos furinhos na madeira. Eles têm cerca de 1mm de diâmetro. Por ali os bichos entram e saem, além de expelir o famigerado farelo.


Ah, detalhe importante: a praga não fica só na madeira. Qualquer material celulósico pode ser atacado. Isso inclui gesso acartonado (drywall), papel de parede e tecidos.


Saiba como eliminar os cupins de sua casa - Rede Caetano

 

3. Asas

Você provavelmente já viu uma revoada de cupins na primavera. Chamados popularmente de siriris ou aleluias, esses insetos são os reprodutores da colônia. Eles têm a missão de sair à procura de parceiros para a cópula e dar origem à nova prole.


Quando os cupins alados escolhem um local para fixar morada, eles perdem as asas. Ou seja: se você encontrou diversas dessas asinhas em casa, é porque tem inquilinos destruidores lhe fazendo companhia. Talvez ainda não tenham causado estragos muito importantes, mas, acredite, eles estão por aí.


4. Madeira quebradiça

Infelizmente, muitas pessoas só notam o prejuízo causado pelos cupins quando é tarde demais. Como a praga devora os móveis de dentro para fora, a superfície permanece intacta. Só que, lá no interior, as galerias e os túneis escavados tornam a estrutura toda oca.


No fim, sobra apenas a “casquinha”. Basta encostar no objeto para ele se esfarelar como se fosse papel molhado ou folha seca de árvore. Triste, né?


Em situações específicas, a quantidade de insetos é tão grande que dá até para ouvir barulhos. Os estalos da estrutura sendo destruída não são muito comuns, mas essa possibilidade existe.

 

Controle de cupins | | Sanitas | | Tradição em dedetização no Rio de Janeiro

 

 

5. Túneis de terra

A infestação de cupim de madeira seca nem sempre é o único problema. Outra espécie altamente nociva é o chamado cupim de solo.


Ele vive na terra, pois prefere a umidade. Por isso, constrói túneis de lama nas paredes para ir em busca do alimento sem ter contato com a luz do sol.


A espécie conta com mandíbulas poderosas, capazes de devorar quase qualquer obstáculo para chegar ao alvo. Paredes de concreto podem ficar bastante danificadas, e nem as fiações elétricas escapam! Aliás, o ataque dos cupins a essas instalações é um perigo, pois pode causar curtos-circuitos e incêndios.

 

Cupins em placas de reboco (dry wall)


Como evitar infestação de cupim com asas?


O manejo integrado de pragas se baseia nos quatro As. Para você evitar infestação por cupim ou qualquer outro inseto, é importante impedir que essas criaturas tenham acessoabrigoalimento e água.


Falando especificamente dos cupins, o alimento e o abrigo são as estruturas de madeira (ou outro material celulósico) de sua casa. Como não dá para substituir a mobília inteira, o jeito é bloquear o acesso dos invasores.


Preste atenção ao período de acasalamento das aleluias. Os cupins alados saem em revoada à tardinha, durante a primavera e o verão, e podem entrar na sua casa a partir de qualquer janela. Portanto, aqui vão algumas dicas para bloquear a passagem:


– Mantenha as portas de casa sempre fechadas;


– Instale telas nas janelas (para barrar cupins, mosquitos e outros bichinhos);


– Ao notar sinais de infestação de cupim, chame uma imunizadora profissional. Venenos comprados em supermercado são paliativos, mas dificilmente atingem o núcleo da colônia, então o problema continua.


Nossa equipe tem a capacitação que pode resolver de vez esse problema na sua residência, ou estabelecimento. Com a técnica certa e o produto certo o único que vai perder a vida é o cupim.







NOSSA LOJA