Seja Franqueado Alpha Clean
Home blog Escorpião O ASSUNTO É MAIS SÉRIO QUE VOCÊ IMAGINA.


O ASSUNTO É MAIS SÉRIO QUE VOCÊ IMAGINA.

O ASSUNTO É MAIS SÉRIO QUE VOCÊ IMAGINA.

Sim, estamos falando sobre o temível escorpião.

    Enjoo e vômito, tontura, dor de cabeça, tremor, espasmos musculares, suor, palidez, sonolência ou agitação, pressão baixa ou pressão alta, batimentos cardíacos acelerados ou fracos, falta de ar, choque anafilático, arritmias e parada cardíaca levando a morte se a pessoa não for prontamente atendida. Você sabe o que pode causar todos esses sintomas?

No Brasil há cerca de 30 espécies de escorpião, os mais perigosos são:

 

Escorpião amarelo (tityus serrulatus) : O mais perigoso!

Possui coloração amarelo-claro, com manchas mais escuras no dorso e cauda, mede até 7cm de comprimento. Sua picada causa dor e dormência, podendo levar a náuseas, vômitos, suor e arritmias, principalmente em crianças e idosos.



Escorpião Marrom (tityus bahiensis): Possui coloração marrom-escuro ou marrom avermelhado, com patas amarelas e manchadas, mede cerca de 7 cm. Encontrado principalmente em regiões úmidas, sua picada causa muita dor, dormência, náuseas e mal-estar.


Escorpião amarelo do Nordeste (t. stigmurus): Possui coloração amarelada com uma linha mais escura no centro, e um pequeno triângulo mais escuro em sua cabeça. Geralmente causa quadros graves, com dor e dormência no local da picada.

Escorpião preto da Amazônia: Possui coloração escura, quase negra, e mede cerca de 8,5cm. Sua picada causa intensa dor e inflamação local, com sensação de ferroada e queimação. Pode causar sintomas graves como arritmias, tonturas, falta de ar e sonolência.

Os escorpiões são aracnídeos que permanecem ativos durante todo o ano, mas principalmente no verão. Sua picada pode trazer sérios riscos à saúde, por isso são tão temidos. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados  149,7 mil acidentes com escorpiões no Brasil apenas em 2020.

O homem é o grande responsável pela dispersão de muitas espécies destes aracnídeos através do transporte de cargas em caminhões e ferrovias, distribuindo-os em diversas regiões do território nacional. Nas áreas urbanas podemos encontrar estes escorpiões em locais com infestação de baratas, em terrenos baldios, onde haja acúmulo de entulhos e materiais de construção em jardins sem a devida conservação. Ocasionalmente encontramos escorpiões em residências que não apresentam estas condições, podendo a infestação ser oriunda de terrenos baldios e casas abandonadas na vizinhança.

 

Na verdade, a presença destes aracnídeos se deve, muitas vezes, às condições favoráveis fornecidas pelo próprio homem. Tendo como consequência a ocorrência de acidentes com crianças e adultos. 

 

A picada do escorpião amarelo em crianças pode ocasionar um estado clínico grave levando até a morte, entretanto a picada do escorpião preto apesar de dolorosa dificilmente ocasiona a morte da vítima.

Geralmente, não atacam humanos, no entanto como mecanismo de defesa, ao serem importunados, podem picar seu perturbador.

Um animal que não dá para brincar não é mesmo?

E como podemos evitar a picada desse aracnídeo?

- Evitar caminhar descalço;

- Não coloque as mãos ou pés em buracos, sob pedras e troncos podres;

- Confira calçados e roupas antes de se vestir;

- Não deixe roupas de cama ou lençóis pendurados no chão e sempre chacoalhe antes de usar ou guardar;

- Manuseie o lixo, lenha ou entulhos com cuidado e preferencialmente com luvas adequadas.

Ao encontrar um animal em casa, não tente pegar o escorpião, isso pode causar um acidente. Mate-o e se certifique de que ele realmente morreu; não passe inseticida, pois eles não vão eliminar os escorpiões, vão fazer apenas eles se deslocarem temporariamente; não acumule lixo; não deixe louça na pia de um dia para o outro; coloque telas nas janelas e ralos; vede rachaduras e proteja os vãos sob as portas. 

Se você for picado, procure imediatamente o hospital mais próximo para avaliar a necessidade de recebimento do soro antiescorpiônico. O veneno do escorpião é neurotóxico e ataca o sistema nervoso central, podendo ser letal.

 

Conhece algum local com infestação dessas pragas?

Só é possível controlar com a ajuda de profissionais do setor de controle de pragas, pois a inspeção e diagnóstico são pontos cruciais antes de definir a estratégia de controle a ser adotada.

Além das medidas preventivas, o controle químico pode ser realizado empregando-se produtos de comprovada eficiência sobre os escorpiões e com ação residual.

 

O controle biológico pode ser realizado por galinhas que devido ao seu comportamento de ciscar acabam encontrando inúmeros escorpiões. Os sapos possuem hábito noturno semelhante aos escorpiões por isso localizam e predam estes aracnídeos. Outros animais como certos pássaros e lagartos também são predadores.

 

Um controle com produtos inadequados pode trazer sérios problemas e provocar acidentes, alguns inseticidas possuem ação irritante e repelente, o que acaba desalojando os escorpiões de maneira perigosa.

 

Deixa que a Alpha resolve pra você. 







NOSSA LOJA