Seja Franqueado Alpha Clean
Home blog Cupins Como funciona uma colônia de cupins ?


Como funciona uma colônia de cupins ?

Os cupins são insetos sociais, ou seja, vivem em colônias divididas em castas, com funções específicas, como reprodução, alimentação, cuidado com os ovos, entre outras. Basicamente, há três castas: operários, soldados e reprodutores. 


Operários são os trabalhadores

A casta mais numerosa da colônia, eles possuem asas, são cegos e não apresentam estruturas reprodutivas desenvolvidas, ou seja, são incapazes de se reproduzir. 

A responsabilidade deles é a coleta dos alimentos, nutrição dos demais membros da colônia, cuidado com os jovens e ovos, construção dos ninhos e galerias.


Soldados

De um modo geral, podem ser identificados por suas mandíbulas fortes,  mas isso não é característica comum a todas as espécies,assim como os operários, não possuem asas e também são estéreis e cegos.

Os soldados apresentam a cabeça pigmentada, são responsáveis pela defesa da colônia, que pode ser feita por meio de sua poderosa mandíbula ou ainda através de substâncias irritantes que são expelidas por uma glândula situada na cabeça do soldado de algumas espécies. 

 

Reprodutores


tem a presença de asas, denominados alados ou imagos, que se tornarão reis ou rainhas de futuras colônias, ao contrário dos soldados e dos operários, eles possuem olhos, asas e órgãos reprodutores bem desenvolvidos, ou seja, sua função é multiplicar. 

Os reprodutores alados são popularmente conhecidos como “aleluias” ou “siriris” eles saem em revoadas em períodos quentes e quando a umidade do ar está alta. 

Em algumas espécies, as rainhas podem viver por muito tempo, em Coptotermes gestroi, por exemplo, há relatos de que a rainha possa chegar a 15 anos de idade. Quando os reis e rainhas morrem, são substituídos por outros reprodutores. 

Podemos imaginar que uma colônia de cupins tende a ser eterna, se não houver intervenção humana. Isso, no entanto, não é uma realidade, não se sabe ao certo o motivo, mas após certo tempo, as colônias morrem.


Se por acaso você ainda tem alguma dúvida sobre cupins e, entre em contato com nossa equipe, teremos o prazer em ajudar você.

Clique aqui e solicite seu orçamento via WhatsApp ou se preferir ligue no 3439.3110






NOSSA LOJA