Seja Franqueado Alpha Clean
Home blog Cupins Tipos de cupim e seus perigos


Tipos de cupim e seus perigos

Você sabia que existem mais de 2900 espécies de cupins no mundo? Elas estão distribuídas principalmente em regiões tropicais e subtropicais, as três espécies mais comuns são: cupins de madeira seca, cupim subterrâneo e o cupim arbóreo. 

Cupim de madeira seca - nome cientifico Cryptotermes Brevis

O  cupim de madeira está presente em locais com baixa umidade, é muito comum observar a presença deles em telhados, forros, meia cana, batentes de portas, em portas, móveis sob medida e outros objetos feitos de madeira. Embora as colônias não sejam muito grandes, esses cupins causam muitos estragos, pois sua presença só é visualizada quando o ataque já está em níveis avançados de destruição.

 

O ataque acontece através de revoadas onde após o voo nupcial eles dão início a sua colônia através da  criação de galerias dentro da madeira, onde os cupins se locomovem e se reproduzem. Geralmente só se percebe a presença da colônia quando as fezes são descartadas para o lado de fora da madeira, o pózinho granulado.

 

As revoadas iniciam na primavera e se estendem por alguns meses do verão onde alguns cupins alados que serão futuros reis e rainhas deixam a colônia atual para dar início a uma nova, voam e acasalam para encontrar um local favorável para seu ninho, que pode ser seu mobília ou sua casa.

 

Cupim subterrâneo - Coptotermes gestroi

 

Essa espécie é considerada uma praga urbana de grande potencial de destruição, alimentam-se não apenas de madeira, mas também de qualquer outro material que contenha celulose, podendo consumir diariamente 300 grs de celulose e diferentemente dos cupins de madeira seca eles precisam de umidade para sobreviver.

 

A  colônia é desenvolvida no solo, por isso o nome subterrâneo.  Nas construções, não importa se a madeira está em contato direto com o solo para que seja atacada eles vão encontrar um acesso para chegar no local ideal de sobrevivência

 

Construções de alvenaria são as mais visadas para está espécie, pois eles constroem as galerias de acesso através de fundações, paredes, tubulações hidráulicas e elétricas, caixões perdidos entre outras estruturas, o núcleo da colônia se mantém em solo, normalmente locais de difícil acesso e visualização.

 

Os  operários desse tipo de cupim se deslocam entre colônia em construção, em busca de alimento, retornando diariamente para a colônia em busca de umidade. 

 

Tubos de lama construídos com barro, saliva e fezes dos cupins  são os principais indicativos de uma infestação por cupins subterrâneos.


Uma pergunta bem frequente é: em que época do ano devo descupinizar ?

Clique aqui e veja a resposta!

 

Cupim ARBÓREO - Nasutitermes


O cupim arbóreo é um grande problema para o reflorestamento e para o cultivo do eucalipto, pois a intervenção do ser humano diminui as fontes naturais de alimento. Por conta deste fato, esta praga  também passou a atacar áreas urbanas. Seu habitat mais frequente são áreas rodeada de matas. Seu ninho pode ser encontrado em árvores por exemplo, que se encontram próximas às edificações.

Os cupins arbóreos se alimentam de madeira das árvores, estruturas internas de residências, empresas e objetos que contenham celulose em sua composição, seus ninhos se encontram  em cima das árvores, a espécie pode ser encontrada também em estruturas de madeira, paredes, postes ou mourões.

Caso você tenha outras dúvidas sobre cupins, nós preparamos um artigo super completo, clique aqui e leia.


Se por acaso você ainda tem alguma dúvida sobre cupins e, entre em contato com nossa equipe, teremos o prazer em ajudar você.

Clique aqui e solicite seu orçamento via WhatsApp ou se preferir ligue no 3439.3110







NOSSA LOJA