Seja Franqueado Alpha Clean
Home blog Ratos Doenças transmitidas pelos ratos


Doenças transmitidas pelos ratos

Os ratos são mamíferos do tipo roedores, e são extremamente nocivos e perigosos à sua saúde e à segurança da sua família.

Vivem principalmente em ambientes urbanos, e estão em frequente contato com os seres humanos, podendo carregar e transmitir várias doenças por onde passam.

A Alpha Clean preparou uma lista com as doenças mais comuns transmitidas por estes ratos,

reafirmando nosso compromisso em manter você e quem você ama sempre o mais afastado possível dessas pragas.

Confira:


# Tifo Murino ou Febre Murina O Tifo Murino ou Febre Murina:


As doenças do tifo são causada por tipos específicos de infecções bacterianas.

O tifo epidémico é causado pela Rickettsia prowazekii transmitida pelo piolho do corpo, o tifo scrub é causado pela Orientia tsutsugamushi transmitida por ácaros e o tifo murino é causado pela Rickettsia typhi transmitida por pulgas.


Não existe vacina disponível no mercado.

A prevenção é focada  em diminuir a exposição aos organismos que transmitem a doença. O tratamento é feito com a administração do antibiótico.


A Tifo é uma das doenças mais comuns transmitidas pelos ratos ao ser humano, na verdade é a pulga do rato que transmite a tifo, através da picada da pulga o ser humano coça a área que foi picada e acontece a infecção.


Normalmente os sintomas são:


- dores de cabeça

- febre alta

- dores no corpo

- náuseas

- indisposição

- em casos mais graves pode ocorrer até desmaios


Normalmente a tifo é transmitida em áreas mais pobres e locais de acúmulo de lixo, bem propícios para proliferação dos ratos.

Embora "tifoide" signifique "semelhante ao tifo", o tifo e a febre tifoide são doenças distintas causadas por diferentes tipos de bactérias.



# Sarnas, alergias: 


Pode ser transmitidas ao ser humano e até mesmo aos seus animais domésticos

A escabiose, também conhecida como sarna, é uma doença de pele causada por um parasita. 


A doença, que é muito contagiosa, tem sua característica forte a coceira intensa. 


A sarna também é de fácil tratamento, seguindo orientações.

Algumas espécies específicas de ácaros podem afetar também cães e gatos.

 


Humanos podem contrair sarna causada por ácaros típicos, mas apenas temporariamente, porque os ácaros têm preferência por um tipo específico de hospedeiro. Desta forma, eles não sobrevivem longe do “hospedeiro ideal”.


As manifestações mais comuns de alergia a animais são:


- urticária

- alergia

- rinite Alérgica

 

Por isso fique alerta a estes sintomas e faça periodicamente uma inspeção em pontos específicos da sua casa, onde há objetos acumulados, caixas e materiais em desuso, é importante estar sempre fazendo limpeza para evitar a proliferação de ratos e com isso a possibilidade de contrair doenças.


# Febre da mordida do rato:


Como o nome diz, essa doença é transmitida pela mordida dos ratos quando ele está infectado. 


Também é passada através da ingestão de alimentos infectados pela saliva do rato. Causando febre, vômitos e dores musculares. 


Pode evoluir para pneumonia e até infartos se não for devidamente identificado e tratado com orientações médicas.


Em condições normais os ratos não mordem as pessoas e até às evitam por extintivamente ter medo, por isso ataques e mordidas são muito raras, porém quando se sentem ameaçados eles podem atacar para se defender.


Sintomas da doença:


- febre

- dores

- pneumonia

- infarto


Por isso vale ressaltar sobre tocas no pátio da sua casa, principalmente nos cantos, lixos acumulados, entulhos ou movimentações em cima do forro, tudo isso pode acender o sinal de alerta e mostrar pra você que há presença de ratos.


É importante ressaltar também que ao identificar é preciso tomar uma ação rápida, evitando assim que os ratos se prolifere e aumente ainda mais os riscos a sua saúde e de sua família.



# Hantavirose:


A transmissão da hantavirose para o homem se dá em ambientes fechados onde a secreção de fezes e urina seca que se misturam com a poeiras e o ser humano ao inalar as partículas suspensas na poeira é contaminado.


Também pode  ocorrer pelo contato direto com  material infectado ou através de ferimentos na pele, assim como pela ingestão de água ou alimentos contaminados.


Os ratos que transmitem a Hantavirose são os ratos silvestres, normalmente essa doença vai atacar a área pulmonar, podendo ocasionar uma pneumonia.


Por isso fique alerta na sua casa, principalmente a ratos de telhado, que podem transitar por cima do sótãos e forros, colocando em risco sua saúde e de sua família.


Algumas dicas para combater / evitar a hantavirose:


- Abrir portas e janelas para promover a entrada de ar e luz solar a ambientes fechados, o vírus da  Hantavirus é inativado em poucas horas quando exposto ao sol;


- Não varra ou espane os lugares que possam servir de habitat ou passagem para os roedores; 


- Em caso de acampamentos, arme sua barraca com fundo impermeável em uma parte afastada da mata;


- Atenção a garagens e locais com materiais acumulados e fora de uso, faça uma limpeza e descarte o que não está sendo usado e que pode servir de habitat para os ratos;


- Certifique-se de que o lixo está sendo descartado de modo adequado;


- Mantenha as mãos sempre limpas e bem lavadas, se possível higienize com álcool gel.  



## Uma das doenças mais transmitidas pelos ratos é a leptospirose,   clique aqui  e leia mais sobre essa doença e como evitar que ela aconteça.


## ATENÇÃO:


Os ratos tendem a aparecer e se proliferar principalmente no inverno, por isso fique atento, a prevenção é sempre o melhor caminho, mantenha sua casa e quintal limpos, agora com a chegada do friozinho faça uma limpeza em sua garagem ou até mesmo no forro de sua casa e evite que os ratos se instalem e ofereçam riscos a sua saúde.


Em caso de infestações, chame a Alpha Clean, nós estamos preparados com toda a equipe de controle de pragas para melhor atender você, usando toda nossa experiência no combate de ratos e todas as pragas em geral.



Clique aqui e solicite seu orçamento via WhatsApp ou se preferir ligue no 3439.3110







NOSSA LOJA